sexta-feira, 15 de julho de 2011

Psicologia e Kardecismo

 Psicologia e Kardecismo como Proposta de Liberdade e Amor

            Psicologia segundo o seu criador Sigmund Freud é o estudo do comportamento humano, sua tomada de consciência das responsabilidades de seus atos, ações, chistes, subterfúgios nas situações do dia-a-dia que levam a reações das mais adversas quando confrontadas com o outro (sociedade, grupo etc) levam aos relacionamentos interpessoais; tanto os “saudáveis” tipos relacionamentos positivos como aos “neuróticos” relações negativas.
            Já o Kardecismo de Allan Kardec vem através da doutrina dos espíritos trazer a propagação de uma evolução espiritual baseada na Moral humana com necessidade de aprimoramentos para entrar em equilíbrio com a inteligência humana ( asas dos anjos uma maior que a outra daí a dificuldade em voar evoluir/ascender).
            Como trabalhar esta moral? Tomando consciência de suas falhas e dificuldades procurando modificar-se visando um bem viver próprio e em grupo. Só posso doar ao meu semelhante aquilo que possuo por dentro. Não se colhe limão de laranjeiras.
            Podemos então perceber que os dois estudos visam o mesmo objetivo cada um a sua maneira de ser. Ou seja; Se o homem quer interagir com o seu semelhante de uma forma justa e equilibrada precisa este então primeiramente se auto-conhecer e trabalhar seu íntimo primeiro para depois vir a buscar sua “perfeição”.
            Mas muitas  das vezes os clientes de terapia como os espiritas fogem a esta regra, algo bem natural do ser humano, pelo simples fato que reconhecer potências, perceber falhas, modificicar atitudes e responsabilizar-se por seus atos: doi, fere, é muito complicado, difícil até reconhecer muito mais fácil transferir, projetar isto tudo que é “meu” unicamente para as costas dos “outros”.
Tipo por ex.: Mas eu queria fazer mas fulano não deixou...Foi Deus que quis assim o que poderia fazer.....Não posso mudar toda a família sempre fez assim....Se eu não fosse brasileiro garanto que tudo seria mais fácil e por aí vai...
            Enquanto as pessoas resistirem e continuarem a não se conhecer: já dizia o filósofo Sócrates “Conhece-te a ti mesmo” a aceitar suas limitações, frustrações, desejos, vontades e etc fica muito complicado até de exercitar o mandamento ou melhor proposta de Amor dita pelo Criador como regra de bem viver, convivência.
            Ama a teu próximo como a ti mesmo.
            Então te pergunto como é que você tem se amado ultimamente?
            Você se respeita enquanto pessoa/ você respeita seus limites e o do próximo?
            Lembrem-se Jesus que era amor, verdade e bondade dissez: “ A Verdade os libertará”.
            E Freud e Kardec troxeram a busca por esta VERDADE, o conhecimento de si para um MUNDO MELHOR.
            SEJAMOS LIVRES E FELIZES AGORA!!!!!
                                                          
                                                                                   Arlette Xexéo
                                                                                  Parapsicóloga e Psicóloga
                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário