sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O que é Parapsicologia?


Parapsicologia - O que é?
A física quântica (indeterminística), estabelece que o futuro é aberto e que cada enredo possível (por muito improvável que ele seja) acontece num determinado universo. Tudo é possível, de acordo com a física quântica: desde as coincidências mais banais aos fenômenos mais estranhos (levitação e outras magias).
Logo, a parapsicologia é o estudo de fenômenos em que intervêm capacidades como a telepatia, a clarividência, a premonição, a retromonição ou a telecinese, que sendo estatisticamente improváveis não são, porém, impossíveis.
Parapsicologia e coincidências
Os fenômenos parapsicólogos assumem, por isso, a forma de coincidências. Uma coincidência pode ser um poker num jogo de cartas, uma sucessão de pokers (cuja probabilidade é ainda mais diminuta), a levitação de um objeto (cuja probabilidade são negligenciáveis) e por aí adiante. Repare-se que, portanto, todas as coincidências poderão ser entendidas como fenômenos parapsicólogos, na medida em que não existe uma fronteira definida entre o que é acomodado pela teoria das probabilidades materialistas e o que deixa de o ser.
Parapsicologia e fé
É de salientar que a eficácia de uma experiência de parapsicologia depende da fé que quem a pratica tenha em que as coincidências sejam nela reveladas. Também o doente que acredita na sua cura, tem mais hipóteses de sucesso - é nisso que se fundamentam os placebos. Do mesmo modo, as curas milagrosas (que podem eventualmente ser percebidas como manifestações de telecinese sobre o próprio corpo) estão intimamente relacionadas com a fé, nomeadamente a religiosa.
Probabilidades
Pelo resultado de uma experiência ou de uma sucessão de eventos depender da fé de cada um pode-se dizer que, no fim de contas, é o espírito (consciência) que molda o mundo e as probabilidades. O subjetivo confunde-se com o objetivo e o indivíduo passa a identificar-se com as suas próprias percepções.
A manipulação do mundo leva-me a acreditar na teoria personalista de probabilidade, de acordo com a qual uma probabilidade estatística é, do ponto de vista espiritual, apenas o grau de confiança que nós temos em que determinado acontecimento suceda. Assim, admitimos que na idade média havia uma elevada probabilidade de o Sol girar em torno da Terra, mesmo que essa probabilidade seja hoje virtualmente nula.
Um cosmos metafísico?
Dado que a mente, através da parapsicologia, distorce as probabilidades materialistas e dado que a parapsicologia tem o caráter de um fenômeno metafísico (não parece haver nenhuma teoria física que a explique), isso sugere que o conhecimento físico será um conhecimento incompleto e deverá ser entendido dentro da mais vasta e complexa realidade metafísica.
Para além da psicologia logo para além do conhecimento do estudo dos comportamentos; algo de caráter não muito explicável pela ciência pois foge algumas vezes deste saber...porém algo que acontece e explica algumas reações e atitudes humanas no seu dia-a-dia....outras vidas....experiências extra-corpóreas...fenômenos vários que a nossa mente inconsciente ainda não totalmente vasculhada possa explicar mas se faz e logo acontecem modificações. Algumas pessoas mais sensíveis outras não...quantos mais mistérios ainda a serem explicados visto que nós seres-humanos não detemos de todo o SABER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário